By Leo Peifer on 6/02/2009 10:03:00 AM

Turbulências a parte, quando desembarcarmos na Cidade do México, 7 de outubro, pegaremos uma condução que nos levará, dentro de cinco horas de viagem, ao centro do México, no estado de Guanajuato, cuja capital, onde ficaremos hospedados, compartilha o mesmo nome estadual.

Praça de Guanajuato

Diz-me a wikipedia, de que não desejo discordar, que Guanajuato é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país. Tem área superior a 30 mil km² e população é de mais de 4 milhões de habitantes. Fica a 2 mil metros (!) de altitude (hay que sofrer...). Sua principal fonte de renda é a mineração de prata (o Estado possui uma das maiores reservas mundiais deste minério), estanho, ouro, cobre, chumbo e mercúrio. Ao descobrir a existência do precioso mineral no local, os colonizadores espanhóis fundaram a cidade no início do século XIX e desde então sua participação na extração mineral mundial tem sido relevante.

A capital é uma cidade em simbiose com a atividade mineral, com a organização das ruas, casas coloridas e a construção de igrejas suntuosas. Desde 1988 é considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Sobre a cidade, existem também informações bem irreverentes.

Praça de Guanajuato

Comments

0 Response to ' '