LIBERDADE

By Marcos Mateus on 4/12/2010 09:40:00 PM

A palavra liberdade é muito presente na vida dos Mineiros e conseqüentemente dos Belo-horizontinos. Mas qual seria o motivo para isso?
Parece que temos uma necessidade dessa palavra.
Talvez a falta de liberdade seja um motivo para termos tanta necessidade da palavra.
Ela está presente em nossa bandeira escrita em Latim, ela dá nome a mais importante praça da cidade de Belo Horizonte, onde não por acaso se situa o mais alto grau do poder público do estado.
Do quê temos que nos libertar?
Se olharmos pela fresta da história onde está à construção da cidade de Belo Horizonte como primeira cidade planejada do Brasil e como sede da nova capital do Estado de Minas, podemos ver a necessidade de se libertar do ranço colonial, uma lembrança que se tenta apagar das memórias do país e que a capital planejada surgira como um marco desse pensamento.
Mas, no entanto, creio que temos outras coisas que nos faça ter a necessidade dessa palavra.
As questões religiosas, por exemplo, podem ser uma delas. A formação (repressão) católica muito marcante no estado que forja um mito ainda hoje presente, o da “Tradicional Família Mineira”. Um molde de comportamento que assombra àqueles que não se enquadram nele.
Os mais “moderninhos” e descrentes ou aqueles que já estão tão imersos em um “modus-operandi” que não conseguem percebê-lo, desconversam e acham que isso é coisa do passado e que não existe mais, porém só basta uma observação um pouco mais cuidadosa que podemos perceber sua atuação, regendo as atitudes como um manipulador invisível ressaltando preconceitos e exacerbando intolerância.
Será que no caso dos habitantes de Belo Horizonte (a capital moderna) se quer a tão afamada Liberdade da alcunha de povo interiorano, desconfiado, pão-duro? Será que a fama desejada é a de um povo moderno, ligado as coisas do seu tempo, que já superou a fase do “mineirim”? De um povo que inaugurou a fase realmente moderna do país, que sempre lutou “por essa tal Liberdade”, que deixou pra trás o a colônia de exploração, exportador de matéria-prima antes do resto país, que apontou para um caminho planejado? Será????

Comments

0 Response to 'LIBERDADE'